
5 passos-chave para gerir um local de eventos de sucesso
Para que o teu local de eventos seja um sucesso, é necessário comunicação, transparência e compromisso para com os teus clientes.
Para além de colocares os clientes em primeiro lugar, segue estes cinco passos para criares um negócio sustentável e apelativo:
- Investiga
Antes de abrires um espaço de eventos, decide que produtos e serviços o teu local irá oferecer aos teus clientes. Começa pelo estudo dos serviços e preços dos concorrentes locais. Podes saber quais as tarifas ideais do teu local de eventos que com base no tamanho e localização do espaço e analisando a competição. Pensa também em adicionar serviços e comodidades muito necessários ao teu local de evento, pois isso pode aumentar rapidamente as margens de lucro do teu negócio. Serviços tais como catering, música, flores, e um bar completo podem dar ao local do teu evento uma vantagem sobre os concorrentes. Alguns organizadores de eventos pagarão mais pela facilidade de poder reservar todos os detalhes de um evento de uma só vez. Torna o teu local de evento flexível às necessidades do cliente, atingindo todos os pontos de preço no mercado. Agrupar vários serviços em pacotes para eventos extravagantes e cria opções de orçamento para festas mais pequenas.
- Segue a lei
Ao iniciar um negócio de local de eventos, certifica-te de que o espaço está em conformidade com a lei. Poderás ser responsável por multas e até enfrentar ações legais se o teu local de evento não aderir à lei. É importante rever os regulamentos do código de incêndio local e certificares-te de que as saídas de emergência estão devidamente marcadas no local. Ao gerires um espaço de eventos, saber o que o teu espaço pode e não pode oferecer dá aos teus potenciais clientes clareza à medida que estes planeiam o evento e estabelecem expectativas para o mesmo.
- Dá formação aos teus colaboradores
Com base no evento, os serviços que um local realiza podem variar. É por isso que as empresas do local do evento necessitam de pessoal plenamente conhecedor que possa dar resposta a diferentes necessidades. Equipa o teu local de evento com uma equipa organizada e preparada. Cria manuais especializados que documentem tudo, desde a resolução de problemas de equipamento de som até às políticas a seguir para cada necessidade de pessoal. Se criares informação clara e acessível, o teu pessoal terá as ferramentas necessárias para superar quaisquer desafios que possam surgir durante os eventos.
- Conhece o teu público
A promoção é essencial para o sucesso de um local de eventos. Primeiro, determina qual é o teu público, e depois procura canais para os alcançar tanto online como offline. As imagens são uma peça influente do puzzle para chegar a potenciais clientes. Contrata um fotógrafo para tirar fotografias de qualidade do espaço do espaço, encenado para um evento. Também podes usar as redes sociais e construir uma base de fãs, partilhando fotografias inspiradoras de potenciais eventos que o teu espaço possa acolher. Se estiveres a ter dificuldades em trazer pessoas à porta, usa o teu espaço como um espaço para eventos sem fins lucrativos. Oferecer o teu espaço não só ajuda, como fomenta relações com os líderes da comunidade e introduz os seus convidados no teu negócio.
- Críticas e sugestões
Outro passo crucial para a gestão de um local de eventos é a recolha de feedback e análise deste. Quer sigas os eventos com uma chamada pessoal ou um e-mail de inquérito, dá aos teus clientes a oportunidade de se abrirem sobre a sua experiência. É uma oportunidade de receber informação valiosa que te ajudará a afinar os serviços e as políticas do teu local de evento para atender a futuros clientes. Encoraja os teus clientes a partilhar feedback positivo nas redes sociais e sítios de análise online para atrair futuros clientes para
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